Apresentação

O principal objetivo dessa página é lançar um olhar sobre os templos católicos mais bonitos do Brasil, tendo em vista, na medida do possível, não somente seu aspecto material ou artístico, mas também a espiritualidade e as experiências vividas pelas pessoas que as fizeram, e que ficaram eternizadas em cada detalhe. A expressão ‘patrimônio espiritual’ é aqui adotada não no âmbito filosófico da encíclica ‘Fides et Ratio‘, mas no sentido de ver as igrejas enquanto obras materializadoras de um espírito

“Tem acontecido algumas vezes na História – pouco frequentemente – de uma sociedade humana se exprimir inteira em alguns monumentos perfeitos e privilegiados, e de transformar em obras, legadas às gerações futuras, tudo aquilo que ela possui em termos de vigor criador, de espiritualidade profunda, de possibilidades técnicas e de talentos. Essas flores não irrompem nem desabrocham a não ser quando a seiva é pura e abundante, quer dizer, quando a sociedade é fecunda, harmoniosa, e quando existe na sua massa o instinto de criação, esse fervor espiritual que, levando o homem mortal acima dele mesmo, o possibilita de se eternizar. (…) Através delas, é toda a civilização que as criou que se deixa compreender. No Parthenon de Péricles, não é Athenas, guia das artes, mestre do pensamento claro, que se desabrocha em nosso olhos? A Indonésia bramânica não está inteiramente compreendida na ordem caótica, na proliferante riqueza de Borobudur? E, apenas ao considerar Versailles, não se nos revela toda a França do Grande Rei? Por sua vez, a espiritualidade, a moral, a vida prática, os trabalhos, e, de uma certa forma, até a política medieval, não estão plenamente eternizadas nas catedrais europeias?

(Henri Daniel-Rops, Comment on batissait les Cathedrales, Paris: Le Centurion, 1954)

Assim, são ensinamentos, princípios e valores que nós encontramos concretizados nessas jóias da arquitetura.

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Além disso, há outros motivos que também estimularam a realização desse trabalho. Dentre eles:

a) a pouca valorização do passado, o vandalismo cultural e o frequente desrespeito à memória histórica, comum em quase todas as cidades brasileiras, sobretudo as que crescem desordenadamente – e que, com isso, sufocam, abandonam, ou até destroem essas obras.

b) a existência de guias turísticos que repassam uma visão extremamente negativa, narrando mitos, lendas e fantasias inverídicas sobre a história e os  significados de inúmeras igrejas Brasil afora.

Para quem desejar se aprofundar no histórico ou descrição de cada igreja, mencionamos no final de cada post uma lista de referências encontradas.

E, finalmente, espera-se que isso sirva de estímulo à visitação dessas igrejas. Por mais bela que seja uma história ou uma foto, elas não reproduzem inteiramente as impressões que somente uma visita pessoal causa. Para facilitar nesse quesito, também é indicada a localização geográfica das igrejas, por meio de links para o Google Maps.

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FOTOGRAFIAS 

Exceto quando mencionado, as fotografias aqui publicadas são de autoria de Plinio Lins.
Sobre a política de fotografias desse site, ver aba MENÇÕES LEGAIS E CONTATO

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Organização, textos e colaborações:

Plinio Lins (pblins@gmail.com); Alexandre Mendes de Almeida; Tarcisio Iran Cangussu Guimarães (cangussuguimaraes@hotmail.com); Eliane Vilela Antunes (eli5vil@gmail.com);  Jean Paulo de Souza (jeanpaulosh@yahoo.com.br); Israel Dias Reis.

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Nosso blog já teve a honra de colaborar com material fotográfico para as seguintes obras:

A progênie brasileira de uma fachada da Renascença
Alberto Souza
Mídia Gráfica e Editora, João Pessoa; 1ª edição, 2017
(http://www.vitruvius.com.br/pesquisa/bookshelf/book/1863)

 

Retábulos em Minas Gerais / Francisco Lameira… [et al.]. – Faro : Departamento de Artes e Humanidades da Universidade do Algarve (Portugal), 2018. – 172 p. : il. ; 29 cm. – (Promontoria monográfica. História da arte ; 16)

(http://bibliografia.bnportugal.pt/bnp/bnp.exe/registo?1983094)

 

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CONTATO (sugestões e críticas):

Um comentário sobre “Apresentação

  1. Tomei conhecimento desse blog por meio de um professor de arquitetura e digo que o formato e o propósito estão MUITO BONS.
    Além de ter material original, vejo uma preocupação em usar fontes confiáveis e também um cuidado em dar a elas um acréscimo de ‘vida’, contando experiências de seres humanos envolvidos com essas igrejas. Como bem dizem, cada igreja não é apenas um patrimônio de pedra, tijolos e madeira, mas é a expressão de mentalidades e vivências humanas.
    Parabéns por mostrarem ao mundo esses tesouros.

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