Igreja de São Bartolomeu – Distrito de São Bartolomeu, Ouro Preto, MG

Sabe-se que o Arraial de São Bartolomeu foi fundado por bandeirantes, ainda em fins do século XVII, próximo à nascente do Rio das Velhas. Devido à sua localização, é provável que fosse mais destinado às atividades de agricultura do que à lavra de ouro.

Sua igreja principal é uma das mais antigas de Minas, não tendo sofrido quase nenhuma descaracterização ao longo dos séculos. Ela é dedicada a São Bartolomeu, um dos Doze Apóstolos de Cristo, e que nos Evangelhos é chamado de Natanael  (Jo 1, 46). É um orago pouco comum no Brasil – em nossas viagens, encontramos somente outra igreja histórica dedicada a este santo, em Maragogipe, na Bahia

O fato é que o Arraial de São Bartolomeu foi elevado à condição de Freguesia em 1716, quando passou a sediar uma paróquia e a igreja se tornou uma matriz. Provavelmente a maior parte da construção é dessa época, ou, no máximo, das três primeiras décadas do século XVIII.

Exteriormente, o templo ainda mantém o estilo das primeiras matrizes mineiras, e possui estrutura mista – algumas de suas paredes são feitas de adobe e madeira, e outras são de alvenaria de pedra (provavelmente incrementadas em reformas posteriores).

Em seu belo interior, possui cinco retábulos: o da capela mor, os dois colaterais (em estilo nacional português, ou primeira fase do barroco mineiro, de arquivoltas concêntricas), e um quarto retábulo, em posição lateral. Além destes, há ainda um quinto retábulo, também de arquivoltas, situado na capela lateral, construída em posição perpendicular ao corpo da igreja.

O piso é em campas, e o teto é em caixotões de madeira, ornado de pinturas representando as principais cenas da vida do padroeiro.

Houve uma reforma parcial no final dos anos 1970, e atualmente (2019) há necessidade de cuidados no revestimento do telhado, que sofre infiltrações. A igreja não é mais sede paroquial, e depende de padres de outra localidade para ter suas missas.

Apesar da beleza dessa antiga matriz, são escassos os registros bibliográficos sobre essa quase intocada igreja, que transpira antiguidade e originalidade.

 

REFERÊNCIA:

IPHAN.GOV.BR

HPIP.ORG

 

 

 

Um comentário sobre “Igreja de São Bartolomeu – Distrito de São Bartolomeu, Ouro Preto, MG

  1. Magnifico o post…q Igreja Maravilhosa! Qdo estive em Ouro Preto,na década de 2000, com a minha mãe,q tinha o sonho de conhecer as Cidades Historicas Mineiras,n visitei essa Igreja….nåo era citada nos roteiros turísticos…Uma pena!!

    Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.