Matriz de São José – Belo Horizonte, Minas Gerais

No ano de 1900, na então nascente capital mineira, foi criada uma paróquia dedicada a São José. O bispo era ainda o de Mariana – Dom Silvério Gomes Pimenta – e pouco após a criação, ela foi entregue aos Missionários Redentoristas para que a utilizassem para seu apostolado.

O projeto arquitetônico da igreja foi elaborado por Edgard Nascentes Coelho, e as obras foram dirigidas pelo irmão redentorista holandês Gregório Mulders.

O desenho provavelmente foi inspirado em igrejas românicas alemãs, sobretudo aquelas projetadas durante o revival da Idade Média – que surgiu na Europa do século XIX em decorrência do movimento cultural do romantismo.

Como um exemplo, pode-se ver abaixo um projeto – nunca realizado – de uma igreja de São José que seria edificada em Speyer, Alemanha. Nele, sobretudo no estilo das torres, pode-se notar algumas semelhanças com a igreja edificada na capital mineira:

Foto antiga de Belo Horizonte, com a matriz já pronta (à esquerda)

 

Acima, foto da igreja durante o processo de restauração da pintura original

A pedra fundamental da igreja foi lançada em 20 de abril de 1902, e o templo passou a ser utilizado como matriz em 1904. A construção foi finalizada em 1912, após a decoração pictórica do interior, executada pelo pintor alemão Guilherme Schumacher, entre 1911 e 1912. 

No forro da nave central, a vida de São José é retratada em oito quadros, desde o seu desponsório com a Virgem Maria, o nascimento de Jesus Cristo, a apresentação no templo, a fuga para o Egito, o encontro de Jesus no templo, a sua profissão de carpinteiro e sua morte.

Também nas paredes da nave central estão retratados diversos santos da história da Igreja, dividido por alas – do lado direito as mulheres, e do lado esquerdo os homens.

No presbitério, há uma grande profusão iconográfica: no forro, profetas e patriarcas do Antigo Testamento, organizados ao redor da Virgem e o Menino, que são o centro da história da Salvação. E ao redor do altar, a Santíssima Trindade, ladeada de figuras de reis, rainhas, bispos, homens e mulheres, além de uma corte de anjos.

anjos

Acima, anjos seguram objetos litúrgicos

_______________

REFERÊNCIAS:

Paróquia de São José

Notícia sobre a restauração da igreja (Estado de Minas)

bhnostalgia.blogspot.com.br

 

 

 

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s