Matriz de São Sebastião – Venâncio Aires – Rio Grande do Sul

Venâncio Aires é uma cidade gaúcha que teve suas origens em meados do século XVIII, quando famílias oriundas dos Açores começaram a se instalar nas proximidades do Rio Taquari e do Arroio Castelhano. A primeira povoação do local ficou conhecida como “Faxinal dos Tamancos“, e esteve vinculada às Freguesias de Triunfo e de Taquari.

Ao longo do século XIX diversas famílias alemãs chegaram ao local. No ano de 1864, Brígida Fagundes doou um terreno para construir uma capela, mas a sua pedra fundamental foi depositada somente anos depois, em 1876. Quatro anos depois, foi fundada no local uma irmandade, composta por escravos e pessoas livres, dedicada a São Sebastião Mártir. A capela era atendida por padres jesuítas de Santa Cruz do Sul.

No ano de 1884 foi criada a Freguesia de São Sebastião Mártir, e alguns anos depois os moradores se organizaram para construir uma igreja matriz, que deveria ser situada no mesmo local da primitiva capela. Em 1895 essa igreja foi inaugurada, e alguns anos depois recebeu três retábulos em estilo neogótico, esculpidos em madeira por Miguel Flach.

Antiga matriz de Venâncio Aires, em 1910

No ano de 1927 foi organizada uma comissão encarregada de construir uma nova matriz. O projeto, em estilo neogótico de influência alemã, era de autoria do arquiteto germânico Simão Gramlich – o mesmo que desenhara o risco da catedral de Santa Cruz do Sul e da Matriz de Nossa Senhora da Glória de Sinimbu. Por esse motivo, essas três igrejas possuem muitas semelhanças em suas características arquitetônicas.

A pedra fundamental foi lançada em 1929, apenas um ano depois da catedral de Santa Cruz, e as obras prosseguiram até 1934, ocasião em que foram interrompidas, ficando as torres inacabadas.

Nesse período, muitos movimentos católicos foram se estabelecendo na cidade, dentre os quais se destacam a fundação de um hospital a cargo das Irmãs da Divina Providência, a fundação de uma Pia União das Filhas de Maria, a abertura de um internato, bem como a realização de uma Cruzada Eucarística.

Somente em 1952 foram iniciadas as obras de complementação das duas torres, que atingiram então uma altura de 65 metros.

IMG_0242

IMG_0236

Matriz Venancio Aires

Interior da igreja. As nervuras das abóbodas denotam uma clara influência do gótico alemão, observada em todas as igrejas projetadas por Simão Gramlich.

IMG_0142

altar matriz sao sebastiao

Os altares foram talhados há mais de um século, e são oriundos da antiga matriz

IMG_0105

IMG_0200

______________

REFERÊNCIAS:

Mitra Diocesana de Santa Cruz do Sul

www.guiavenancio.com.br

 

 

 

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s