Igreja do Bom Jesus do Brás – São Paulo, SP

Ao se fazer menção sobre o bairro do Brás em São Paulo, logo vem à mente o intenso comércio popular ali localizado, e poucas pessoas imaginam que, a duas quadras do movimentado Largo da Concórdia, existe também uma das igrejas mais clássicas da capital paulistana.

Sua história teve início há mais de duzentos anos. Durante os séculos XVII e XVIII, havia uma estrada que unia a vila de São Paulo ao povoamento da Penha de França, situado ao leste, na rota para o Rio de Janeiro.

No ano de 1769, um português chamado José Brás ergueu nesse “Caminho da Penha” uma pequena capela em honra ao Bom Jesus de Matosinhos – uma devoção bastante difundida naquela época. E, numa época onde todos se conheciam, a estrada não tardou a ser chamada de ‘Rua do Brás’.

Essa capela foi substituída por uma igreja maior no ano de 1803, e constituída como freguesia (paróquia) em 8 de junho de 1818, pelo rei Dom João VI.

Em fins do século XIX, uma nova reconstrução foi levada a cabo, dessa vez não mais em estilo de influência portuguesa, mas sim inspirada na arquitetura neoclássica, então em voga nas principais cidades brasileiras. O projeto inicial foi dos irmãos Calcagno – engenheiros italianos – que no entanto retornaram para o seu país sem ver a obra terminada. Em seguida, o arquiteto Jorge Krug assumiu o projeto, e acrescentou nele uma cúpula central. Em 1896 o Bispo Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcante depositou a pedra fundamental desse novo templo, e sete anos depois a igreja foi inaugurada.

img_1244

img_1169

img_1143

img_1141

img_1157

img_1134

img_1193

img_1139Acima, imagem em mármore representando o Senhor Morto. Abaixo, pintura da morte de São José, com os dizeres ‘Patrone Morientium’ (patrono dos moribundos). Esse título é atribuído a São José pelo fato dele ter sido assistido em sua morte pelo próprio Jesus e sua Mãe.
morte de São José

Capela do Santíssimo

img_1187 img_1188

img_1210

img_1171 img_1213 img_1219
img_1220

________________

REFERÊNCIAS:

– Arroyo, Leonardo. Igrejas de São Paulo. São Paulo: Livraria José Olympio Editora, 1954

– Diaféria, Lourenço. A caminhada da Esperança. Edições Loyola: São Paulo. 1996

 

Paróquia do Bom Jesus do Brás

 

 

2 comentários sobre “Igreja do Bom Jesus do Brás – São Paulo, SP

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s