Matriz de Nossa Senhora da Graça – São Francisco do Sul, SC

No ano de 1553, um navio espanhol navegava em direção ao Rio da Prata quando se viu envolto em uma grande tempestade. Sabendo da quantidade de naufrágios que ocorriam em situações semelhantes, a tripulação clamou aos céus por misericórdia, e, por meio de seu comandante, prometeram construir uma capela em honra à Virgem Maria, caso saíssem vivos daquela tormenta. Cessada a tempestade, o navio navegou por mais alguns dias até atingir a região costeira onde atualmente se encontra São Francisco do Sul (Santa Catarina). Ali os espanhóis cumpriram a sua promessa edificando uma capela em honra a Nossa Senhora da Graça, e ali permaneceram por cerca de dois anos, até continuarem sua viagem para o sul.

A capela ficou como testemunho da graça alcançada, e provavelmente com um pequeno povoado ao redor. Mais de um século depois, em 1658, um desbravador chamado Manuel Lourenço de Andrade partiu de São Vicente levando família, escravos e agregados, e instalou-se junto a essa capela, a qual foi aumentada para comportar o crescente número de habitantes. Em 1665 foi instituída uma freguesia (paróquia), e com isso a igreja passou a ter o status de matriz.

Os anos se passaram, e na segunda metade do século XVIII a igreja foi inteiramente reconstruída, sob os cuidados do Padre Manoel de Nazareth, sendo que nessa obra participaram escravos, milicianos e o povo. O retábulo do altar mor é provavelmente dessa época.

A igreja ainda passaria por diversas modificações arquitetônicas ao longo dos séculos XIX e XX, e sua fachada atual começou a ser feita em 1926.

 

img_9965 img_9971 img_9972 img_9973

 

REFERÊNCIAS:

Paróquia de Nossa Senhora da Graça

 

 

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s