Igreja de Nossa Senhora do Terço e Senhor dos Passos – Rio de Janeiro, RJ

Essa pequena igreja surgiu como uma ermida dedicada ao Senhor dos Passos, edificada no Rio de Janeiro, em 1737. A devoção ao ‘Senhor dos Passos’, por sua vez, originou-se em Jerusalém na época das Cruzadas, quando os peregrinos e cavaleiros percorriam em oração o trajeto no qual Jesus Cristo sofrera sua Paixão. Esse trajeto começava no local de sua condenação, no pretório de Pilatos, e, com diversos pontos de parada, seguia até o Calvário e o Santo Sepulcro – surgiu assim a Via Sacra, formada pelos ‘Passos da Paixão’.

Em Portugal e no Brasil, as imagens do Senhor dos Passos representam Jesus carregando sua cruz, e normalmente são levadas em procissão nas cerimônias da Semana Santa.

A partir do final do século XVIII, a pequena ermida carioca passou por uma reforma, ocasião em que foi aumentada e embelezada, já de acordo com a variação estilística tendente ao neoclássico, em vigor na época.

No ano de 1842, foi fundada no local uma ordem terceira, dedicada a Nossa Senhora do Terço, e desde então a igreja passou também a ser conhecida por esse nome.

Atualmente, o pequeno templo é um oásis na região conhecida como ‘Saara’, um dos mais movimentados redutos de comércio popular da cidade.

IMG_0675IMG_0665IMG_0673IMG_0671

_____________________

REFERÊNCIAS:

– CARVALHO, Benjamim de A., Igrejas Barrocas do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S.A., 1961

-Dornelles Facó, Anne (coord.), Guia das Igrejas Históricas da Cidade do Rio de Janeiro, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Especial de Projetos Especiais, 1997

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s