Igreja da Imaculada Conceição – Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Na região de Porto Alegre,  a ideia de construir uma igreja em honra à Imaculada Conceição de Maria surgiu na segunda metade do século XVIII, quando o local ainda se chamava “Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais”.

No entanto, algumas divergências quanto ao local de construção da igreja atrasaram o início das obras, e a irmandade permaneceu por muitos anos exercendo suas atividade junto à igreja matriz da cidade.

O início efetivo da construção se deu somente em 1851, e foi encarregado das obras o construtor e entalhador português João do Couto e Silva, que já havia trabalhado antes na igreja de Nossa Senhora das Dores. Na igreja da Conceição, o mencionado artista colocou um aparato ornamental mais detalhado do que na igreja das Dores, o que resultou em uma decoração mais viva e intensa, mesmo que formatada dentro de altares de traçado mais retilíneo. O altar mor é dedicado à Padroeira, e a ele acrescem-se outros quatro altares laterais, também de bonita talha. Os dois púlpitos foram adaptados para servirem de pedestais para imagens de santos. E particularmente belo é o coro, dotado de refinada ornamentação. A parte exterior da igreja foi construída utilizando o mesmo partido das igrejas gaúchas construídas ao longo do século XVIII.

A imagem da Imaculada Conceição é de origem portuguesa, e foi feita bem antes que a igreja: é do século XVIII, e ficava na antiga matriz de Porto Alegre, sendo depois translada para essa igreja após o término das obras, em fins do século XIX. Sua aparência mais suavizada se deve a uma remodelagem feita no início do século XX pelo santeiro Miguel de Almeida Borba.

IMG_2534

IMG_2510

IMG_2506

IMG_2516

IMG_2512

IMG_2519

IMG_2505

IMG_2531

REFERÊNCIAS:

– Damasceno, Athos, Artes Plásticas no Rio Grande do Sul (1755-1900). Porto Alegre:Editora Globo, 1971

– Site oficial da Paróquia da Imaculada Conceição – Porto Alegre (www.igrejaconceicao.org.br)

 

 

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s