Igreja de Nossa Senhora de Nazaré – Salvador, Bahia

Cronologia

Século XVIII Construção da igreja, e entalhamento dos altares. Fundação da irmandade.
Século XIX Criação da paróquia
Século XX Alteração na fachada, ampliação da nave central, construção das torres

 

A devoção a Maria sob o título de Nossa Senhora de Nazaré é uma das mais antigas encontradas no Brasil, e teve sua origem na Península Ibérica – mais especialmente em Portugal, onde se encontra o primeiro de muitos santuários com esse título marial. Inclusive, com o mesmo orago, já foi mostrada neste blog a belíssima matriz de Cachoeira do Campo, em Minas Gerais.

Em Salvador da Bahia existe também uma igreja centenária dedicada à Virgem de Nazaré, mas sobre a qual não existem muitas informações históricas. O que se sabe é que muito provavelmente teve sua construção iniciada na primeira metade do século XVIII  – há em sua fachada uma inscrição indicando o ano de 1726. Ainda naquele século, os moradores criaram uma irmandade com o intuito de acolher viajantes de condições humildes.

nazare-antiga salvador

Vista da igreja e largo de Nazaré em sua configuração original

Em seu interior, há três altares (retábulos) de talha setecentista – o belo altar-mor, dedicado à padroeira, e dois altares do cruzeiro, dedicados à Imaculada Conceição e Sagrado Coração de Jesus.

No ano de 1894 foi criada uma paróquia sediada nessa igreja, o que ocasionou um aumento do afluxo de fiéis e fez surgir a necessidade de ampliação do espaço, motivo pelo qual foram abertas arcadas na nave central, emendando o corpo da igreja com os corredores laterais. E na primeira metade século XX, seguindo a tendência neocolonial, foi realizada uma modificação na fachada da igreja, que teve suas duas sineiras substituídas por torres e suas portas e janelas redesenhadas.

Embora na parte arquitetônica essa igreja tenha recebido essas modificações, em seu interior ela guarda toda a beleza original de seus antigos retábulos, que permanecem muito bem cuidados pelos fiéis da paróquia.

IMG_7531

IMG_7515

igreja nazaré salvador
IMG_7516 IMG_7518

IMG_7525 IMG_7523

___________________

REFERÊNCIAS:

Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré

http://www.bahia-turismo.com

 

 

 

Um comentário sobre “Igreja de Nossa Senhora de Nazaré – Salvador, Bahia

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s