Igreja de Santo Antônio Além do Carmo – Salvador, Bahia

Cronologia

Século XVI Construção de uma pequena capela no local (1594)
Século XVII Provável ampliação da capela original.

A igreja é ocupada pelas tropas holandesas (1624)

É transformada em fortificação contra os holandeses (1638)

Criação da paróquia (1648) e reconstrução da igreja.

Século XVIII Reformas dão à igreja o tamanho e aspecto atual
Século XIX Entalhamento dos altares atuais (aprox. 1813)
Século XX Pintura em ‘escaiola’ das paredes

A primeira edificação erigida neste local remonta ao ano de 1594, quando Cristovão de Aguiar Daltro fez uma capela em honra a Santo Antônio. A expressão “Além do Carmo” é uma alusão à sua posição geográfica, uma vez que a igreja ficava situada além de uma portas de entrada da cidade de Salvador – mais especificamente, as Portas do Convento do Carmo.

É provável que essa primitiva capela tenha sido aumentada já no início do século XVII, pois consta que, durante a invasão holandesa de 1624, uma ‘igreja’ no local foi ocupada pelos invasores, sendo que o culto só foi restabelecido ali após a batalha ocorrida no ano seguinte, que libertou a cidade (a esse respeito, ver histórico do Convento do Carmo). Na segunda segunda tentativa holandesa de conquistar Salvador – dessa vez, ocorrida em 1638, e comandada desde Pernambuco por Maurício de Nassau, encontramos novamente menções à igreja de Santo Antônio Além do Carmo, mas dessa vez transformada em uma fortificação, pelo que constituiu um baluarte da defesa da cidade, sob os comandos do Conde de Bagnuoli. Após a vitória, o Padre Antônio Vieira utilizou o púlpito dessa igreja para pregar o seu sermão “À beira das trincheiras que, por 40 dias, defenderam a cidade contra as tropas de Nassau“.

Dez anos depois (1648), foi criada uma paróquia que ficaria sediada nessa igreja, ocasião em que foi promovida uma reconstrução e ampliação do templo. Em frente a ele, foi edificado um forte, tendo em vista sua posição estratégica para a época.

Em alguma das reformas realizadas, o frontão da igreja ganhou um traçado que lembra o estilo piramidal das igrejas da escola franciscana do Nordeste, mais especialmente presente no convento da vila de São Francisco do Paraguaçu.

IMG_4995

IMG_4920 IMG_4921 IMG_4924

IMG_4952

Mais de um século após a fundação da paróquia, mais precisamente em 1813, uma nova reforma acrescentou modificações na igreja. Foram acrescentadas galerias nas laterais, e o interior recebeu altares em estilo neoclássico, provavelmente entalhados por Cipriano Francisco de Souza. E na transição do século XIX para o século XX, foi acrescentada uma pintura de escaiola no interior da igreja, o que lhe deu um visual semelhante ao mármore. IMG_4937
IMG_4970

O bairro de Santo Antônio Além do Carmo permanece com uma característica predominantemente residencial e está visualmente preservado em seu casario, o que lhe confere um ambiente tranquilo e interiorano, mesmo estando a poucos minutos de caminhada do agitado Pelourinho.
IMG_7543

______________________________________

REFERÊNCIAS:

– Bazin, German, L’Arquitecture Religieuse Baroque au Brésil, Tome II, Paris: Librairie Plon, 1958

alemdocarmo.wordpress.com

http://www.bahia-turismo.com

– www.culturatododia.salvador.ba.gov.br

 

 

 

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s