Igreja de Nossa Senhora do Amparo – Santo Amaro, Bahia

Conforme já foi apresentado no histórico da Matriz de Nossa Senhora da Purificação, a cidade de Santo Amaro teve suas origens na segunda metade do século XVI, quando o governador Mem de Sá doou um grande território na região do Recôncavo Baiano a Fernão Rodrigues Castelo Branco, para que este cultivasse a terra – era uma das chamadas ‘sesmarias’. Em 1602, essa sesmaria começou a ser desmembrada e parte dela foi vendida para os monges beneditinos, que, junto a um povoado, construíram uma pequena igreja dedicada ao Abade Santo Amaro (nome português para São Mauro, o primeiro discípulo de São Bento).

No ano de 1606, foi criada a freguesia dedicada a Nossa Senhora da Purificação, ocasião em que foi construída a já mencionada igreja matriz. Com o crescimento da população, a cidade foi ganhando outros templos, dentre os quais se destaca a igreja de Nossa Senhora do Amparo.

Nas cidades em que existia, a Irmandade de Nossa Senhora do Amparo era geralmente composta por homens pardos – que muitas vezes constituíam a maioria da população. Por sua vez, o título dado a Maria como sendo Senhora do Amparo é um dos mais antigos do catolicismo, e exalta sobretudo o acolhimento, auxílio, refúgio, e proteção proporcionados pela Mãe de Deus.

Segundo os moradores de Santo Amaro, a Irmandade em questão teria sido constituída no ano de 1708. Não foram encontradas informações sobre se houve também a construção de uma igreja nessa época, ou se a confraria exerceu seus ofícios na igreja matriz até que obtivesse condições para erigir seu próprio templo. O fato é que a igreja do Amparo, na forma que se vê atualmente, é datada como sendo de fins do século XVIII ou início do século XIX.

O exterior é singelo, porém harmônico. Suas torres são encimadas por bulbos revestidos de cacos de azulejos, um costume comum na região. Internamente, o altar mor e os altares laterais são em estilo neoclássico, e o piso é em mármore, possuindo várias tumbas de antigos membros da irmandade.

Atualmente a igreja possui muitas marcas do desgaste do tempo, mas os membros da Irmandade do Amparo permanecem cuidando dela com carinho, enquanto aguardam a possibilidade de uma restauração.

nossa senhora do amparo

IMG_6240

igreja amparo

IMG_9675

IMG_9656

IMG_9648

IMG_9671

 

___________________

REFERÊNCIAS:

– Irmandade de Nossa Senhora do Amparo em Santo Amaro da Purificação

HPIP – Património de Influência Portuguesa

 

 

 

 

 

 

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s