Igreja de Nossa Senhora Mãe de Deus – Roças Novas (Caeté) – MG

Roças Novas surgiu na época da exploração do ouro, constituindo-se como um povoado de existência voltada para atividades de fazendeiros e agricultores. Situado nas proximidades da Serra da Piedade, é atualmente um distrito da cidade de Caeté (antiga Vila Nova da Rainha).

Na primitiva relação das igrejas do Bispado de Mariana, esse templo é mencionado como sendo uma capela curada (capela com missas e assistência regular de um sacerdote), sendo que foi instituída como tal por ordem do bispo do Rio de Janeiro, no ano de 1724. Era subordinada à freguesia de Sabará, sendo uma filial da Matriz de Nossa Senhora da Conceição. O orago, dedicado a Maria sob o título de Mãe de Deus, é pouco comum no Brasil colonial, muito embora seja o título mais fundamental atribuído a Nossa Senhora.

No início do século XIX, um dedicado sacerdote, padre José Gonçalves, foi residir em Roças Novas, e de lá passou também a cuidar da ermida de Nossa Senhora da Piedade, no alto da serra. Foi ele o responsável por ensinar os primeiros passos da religião ao futuro Monsenhor Evangelista Pinheiro, fundador do Instituto Nossa Senhora da Piedade.

Ao longo do século XX a igreja sofreu diversas modificações que a deixaram em parte descaracterizada. No entanto, a capela mor, bem como os dois altares do cruzeiro, permanecem como nos tempos originais. Praticamente nada se sabe a respeito dos artistas que os fizeram, mas certo é que essa igreja – atualmente vinculada à arquidiocese de Belo Horizonte – é um exemplar de considerável valor religioso e histórico, sendo muito bem cuidada pelos moradores do local.

IMG_8239

IMG_8195

IMG_8191

IMG_8224

Abaixo, medalhão com o nome de Maria, encimado por outro, em pintura, onde se vê o elogio da Escritura “Formosa como a Lua” (Cântico dos Cânticos, 6,10)

IMG_8223

O teto da capela mor é repleto de quadros com louvores à Virgem Maria.

IMG_8234

cântico dos canticos

Nos quadros acima, as pinturas também se referem ao livro dos Cânticos

tu gloria jerusalem

Acima, uma paráfrase das Escrituras que é aplicada a Maria: “Vós sois a glória de Jerusalém, a alegria de Israel, a honra do nosso povo”

Abaixo, a Coroação de Maria pela Santíssima Trindade.

IMG_8184

IMG_8167

Acima, a Serra da Piedade vista a partir de Roças Novas, podendo-se distinguir a ermida de Nossa Senhora da Piedade. E abaixo, em uma visão na direção oposta, o distrito de Roças Novas visto a partir da serra.        roças novas

 

__________________

REFERÊNCIAS:

Turismo Caeté

 

 

 

 

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s