Igreja de Santa Cecília – São Paulo – SP

No ano de 1860, moradores de São Paulo fizeram um abaixo-assinado requerendo à Câmara Municipal a construção de um templo em honra a Santa Cecília (virgem e mártir que viveu nos primórdios da Igreja) e também em honra a São José. Na mesma época, um terreno havia sido doado para essa finalidade, na região oeste da vila, próximo à rota de quem saía da cidade em direção à zona cafeeira de Campinas.

No ano de 1861, foi depositada a pedra fundamental, e foi construída no local uma capela provisória, de madeira, dotada de corredores laterais e um altar principal. Passou a ser conhecida como “Capela de São José e Santa Cecília”.

Essa capela subsistiu por onze anos, pertencendo à freguesia (paróquia) de Nossa Senhora da Consolação. No ano de 1880, pessoas do povo fundaram uma irmandade com o intuito de promover a construção de uma nova igreja, e então foi edificada uma segunda igreja, ‘construída com todas as regras da arte’.

A paróquia foi criada em 1895, e o primeiro vigário foi o Padre Duarte Leopoldo e Silva – que futuramente seria o primeiro arcebispo de São Paulo. Ele permaneceu lá durante 6 anos, organizando os fundamentos da paróquia, e foi também durante esse tempo que ele idealizou a construção de uma igreja definitiva.

Os anos se passaram, o bairro cresceu, e foi o terceiro pároco, Paulo Pedroso, que conseguiu mover mundos e fundos para terminar de vez a igreja, que foi definitivamente inaugurada em 1901 e ficou sendo uma das mais bonitas de São Paulo.

IMG_9454

IMG_0031

IMG_9457

Para uso na liturgia, foi adquirido um órgão de tubos, e um dos sinos da antiga igreja da Sé também foi levado para lá – foi um dos primeiros a tocar em comemoração à proclamação de Independência do Brasil.

Entre 1907 e 1917, o famoso pintor Benedito Calixto trabalhou na decoração interna, desenhando o altar mor, e pintando várias telas, além de dois murais que representam cenas da vida de Santa Cecília. Também na pintura interna atuou o artista Oscar Pereira da Silva e o decorador italiano Catani, que revestiu as paredes e cúpulas com simbologia católica e temas florais.

IMG_9286

IMG_9267 1

Nos arcos da galeria superior, além de estarem retratados alguns bispos do início da diocese paulistana, há diversas representações de papas que viveram nos primeiros tempos da Igreja.

IMG_9371 1

IMG_9395

IMG_9443

IMG_9333

São José

Acima, São José, um dos primeiros patronos dessa igreja

Uma relíquia inestimável

Quando a cidade de São Paulo foi elevada a arquidiocese (1909), Dom Duarte foi a Roma, e recebeu de presente do Papa São Pio X uma preciosa relíquia: um pedaço do crânio e cabelos de Santa Donata, uma jovem que viveu no século II da Era Cristã (mesma época em que viveu Santa Cecília), e que é lembrada no Martirológio Romano juntamente com Santa Paolina e outras cinco companheiras – todas mártires.

Os referidos restos mortais foram encontrados em uma catacumba por volta do século VII, e a primeira menção que se conhece a essas santas mártires é do Liber de locis sanctis martyrum“, escrito na mesma época. O culto a Santa Donata e companheiras foi oficializado pelo Papa Adriano I, por volta do ano 780, e, por concessão de São Pio X, seus restos mortais foram trazidos para a igreja de Santa Cecília, onde foram entronizados em uma urna para veneração permanente. A ossatura foi revestida com uma imagem de cera, mas os cabelos permanecem expostos.

IMG_0021

Abaixo, murais representando cenas da vida de Santa Cecília, de autoria de Benedito Calixto.

IMG_0009

IMG_0013

igreja santa cecília sao paulo

Acima, imagens de santas, situadas no altar mor.

IMG_0026

Os vitrais que embelezam a igreja são de origem alemã. Abaixo, Santa Adelaide, imperatriz do Sacro Império.

sainte adelaide bourgogne igreja santa cecília são paulo brasil

santa cecília

Acima, vitral representando Santa Cecília

Abaixo: os vitrais da capela mor representam exclusivamente figuras de mulheres santas (clique sobre a foto para ampliar).

vitrais-igreja-santa-cecilia-sp

 

_______________________

REFERÊNCIAS:

– ARROYO, Leonardo. Igrejas de São Paulo. São Paulo: Livraria José Olympio Editora, 1954

– PHILIPPOV, Karin. A obra religiosa de Benedito Calixto de Jesus através do mecenato de Dom Duarte Leopoldo e Silva na Igreja de Santa Cecília (tese de doutorado) – Campinas: UNICAMP, 2016.

Arquidiocese de São Paulo

Paróquia de Santa Cecília

Santiebeati.it

 

 

 

 

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s