Basílica do Imaculado Coração de Maria – Rio de Janeiro – RJ

Cerca de onze anos após os paulistanos construírem sua igreja em honra ao Imaculado Coração de Maria, o Rio de Janeiro também passaria a ter um templo em honra a essa devoção. No ano 1908, no bairro do Méier, os padres claretianos depositaram a pedra fundamental dessa igreja, que, ao invés do neoclássico utilizado em São Paulo, seria construída com inspiração no estilo mudéjar espanhol, também conhecido como mourisco.

mudéjar mourisco neomourisco imaculado coração de maria rio de janeiro

Esse estilo arquitetônico floresceu no século XII, mais precisamente na cidade de Daroca, situada no reino de Aragão. Na época, a região vivia as guerras da Reconquista, ocasião em que ocorriam constantes embates entre exércitos católicos e muçulmanos – estes últimos haviam invadido a península Ibérica desde o século VIII. Com frequência, após a expulsão de exércitos mouros, parte da população árabe permanecia nas cidades, e muitos de seus artífices eram contratados para trabalharem em obras diversas – incluindo aí as igrejas. O mudéjar surgiu no momento em que foram reconstruídas igrejas católicas arruinadas (a maioria em estilo românico), ocasião em que foram acrescentados elementos dos estilos gótico e árabe. E, a partir daí, outras igrejas novas foram sendo edificadas com esses mesmos parâmetros. Portanto, ao contrário do que por vezes se pensa, o estilo mudéjar não é de influência islâmica, mas sim árabe, numa fusão com o românico e o gótico. A partir de Daroca, essa vertente se espalhou por quase toda a Espanha, podendo-se destacar belos exemplos encontrados em igrejas de Zaragoza e Teruel.

O projeto da igreja do Imaculado Coração de Maria no Rio de Janeiro foi realizado com inspiração no estilo mudéjar pelo arquiteto e urbanista espanhol Adolfo Morales de Los Rios.

 

mudéjar mourisco imaculado coração de Maria brasil

As obras do corpo da igreja duraram até 1917, e a torre foi terminada em 1924. Além da bela decoração com mosaicos e ladrilhos, a igreja também possui portas talhadas em jacarandá, com desenho do arquiteto Matias Ferreira.

Em 1964, a igreja recebeu do papa o título de Basílica Menor.

estilo mudéjar imaculado coração de maria méier

Uma das características do estilo mudéjar é a utilização de ladrilhos na decoração das fachadas

mourisco mudéjar imaculado coração de maria brazil

IMG_1849

IMG_1900

IMG_1865

IMG_1881

IMG_1887

IMG_1878

_____________________

REFERÊNCIAS:

– Paróquia do Imaculado Coração de Maria

Portal de românico e arte medieval na Espanha (www.artesguias.com)

 

 

 

Um comentário sobre “Basílica do Imaculado Coração de Maria – Rio de Janeiro – RJ

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s