Igreja do convento de Santo Antônio – São Francisco do Conde, Bahia

A cidade de São Francisco do Conde (anterior Vila de São Francisco da Barra de Sergipe do Conde) situa-se no Recôncavo Baiano, e surgiu em decorrência da fundação do convento franciscano  de Santo Antônio, realizada por incentivo de Fernão Rodrigues, Conde de Linhares, no ano de 1618.

O convento foi dedicado a Santo Antônio de Lisboa (ou de Pádua) – o mais célebre franciscano nascido em terras lusas – e teve sua construção terminada no ano de 1633.

Seis anos após sua conclusão, o quinto superior, Frei Manuel das Neves, decidiu reconstruir quase inteiramente o convento e a igreja. E o seu sucessor, Frei Vicente de Santa Maria, promoveu uma ampliação e embelezamento da capela mor.

Ainda para aumentar a igreja, no ano de 1718 novas obras foram feitas, fazendo com que o templo fosse inteiramente finalizado somente alguns anos depois, na época em que foi construído o belo frontispício, dotado de cinco arcos em pedra.

Em tempos mais recentes – provavelmente no decorrer do século XIX e primeira metade do século XX – a igreja teve seus altares originais retirados, instalado-se em seu lugar outro conjunto mais simples, restando, portanto, apenas algumas imagens e os azulejos de origem portuguesa. Porém, a parte exterior permaneceu intocada em toda a sua beleza, como testemunha silenciosa dos áureos tempos daquela instituição.

IMG_9695

IMG_9706 IMG_9696 IMG_9699 IMG_9704

 

__________________

REFERÊNCIAS:

– Bazin, German, L’Arquitecture Religieuse Baroque au Brésil, Paris: Librairie Plon, 1958

– Tirapeli, Percival. Igrejas Barrocas do Brasil, São Paulo: Metalivros, 2008

 

 

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s