Basílica da Imaculada Conceição – Rio de Janeiro – RJ

A Companhia das Filhas da Caridade foi fundada em Paris em 1633, por São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac, para servir os pobres e pessoas desfavorecidas.

No Brasil, elas fundaram o Colégio da Imaculada Conceição, em 08 de dezembro de 1854, a pedido do Imperador D. Pedro II, que tinha o objetivo de educar na própria terra, as meninas e as jovens da sociedade brasileira, que na época necessitavam emigrar para a Europa caso quisessem receber uma educação melhor.

Assim, em 1854, onze Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, a maioria delas proveniente da França, inauguraram as atividades escolares, primeiramente na Rua do Livramento, e depois na Praia de Botafogo, onde permanece até hoje.

O colégio nasceu e cresceu sob a devoção à Imaculada Conceição de Maria.

A Igreja da Imaculada Conceição, construída para ser capela do colégio, teve sua pedra fundamental lançada em 1886, por iniciativa da irmã francesa Ana Maria Saugère. Mas o projeto já havia sido idealizado quase vinte anos antes pelo Padre Júlio Clavelin, sacerdote da Congregação da Missão (ordem também fundada por São Vicente de Paulo). O Pe. Clavelin é conhecido por ter difundido o estilo neogótico no Brasil, e também foi o responsável pelo projeto da igreja do Colégio do Caraça, em Minas Gerais.

No caso do Rio, a igreja foi construída voltada para a Praia de Botafogo, emoldurada pelo Corcovado.

IMG_1430

Abaixo, frontispício com pináculos de inspiração gótica, com destaque para a imagem do Sagrado Coração de Jesus. Ao fundo, o Cristo Redentor.

IMG_1428

Na entrada da igreja há dois anjos tocheiros, que foram trazidos da França e são obra do escultor Brunet.

Foto: Eliane Vilela Antunes

Foto: Eliane Vilela Antunes

Abaixo, a nave central da igreja, cujo teto possui dezenas de ogivas, sustentadas por diversas colunas de mármore rosa.

IMG_1391

IMG_1400

IMG_1318

A igreja também possui trinta e dois belos vitrais que retratam cenas dos Evangelhos.

Logo após a entrada, há um paravento decorado por vitrais executados por Gastão Formenti (1894-1974), pintor, desenhista, mosaicista e cantor. Filho do artista italiano Cesare Formenti (1874-1944), dividiu com o pai uma oficina de vitrais, a partir de 1918 no Rio de Janeiro, e seus trabalhos estão disseminados em diversos edifícios públicos e religiosos.

Já o conjunto de vitrais que ornamentam a nave e a capela-mor vieram da França, e foram confeccionados pelo especialista Lucien Bégule (1848-1935), que tinha seu atelier na cidade de Lyon.

IMG_1

Abaixo, vitral representando a aparição de Nossa Senhora a Santa Catarina Labouré – freira que também pertencia à mesma ordem religiosa (Filhas da Caridade). Na época em que essa igreja começou a ser construída, haviam transcorrido apenas dez anos do falecimento de Santa Catarina Labouré, e sua beatificação ocorreria somente quatro décadas depois. Algumas das freiras da época haviam conhecido a ela pessoalmente.

IMG_1390

IMG_1416

Acima, parte das colunas do coro da igreja, e abaixo, uma das capelas laterais, dedicada a São José.

IMG_1316

No ano de 1960, essa igreja foi transformada em sede de uma paróquia, e posteriormente foi elevada à condição de Basílica Menor.

Recentemente, foram transladados para essa basílica os restos mortais da pequena Odette Vidal de Oliveira, mais conhecida como ‘Odettinha, que frequentava essa igreja, e que encontra-se em vias de ser beatificada.

odetinha_17012013200338

IMG_1421

E finalmente, a capela-mor, cujo altar abriga uma imagem representando Nossa Senhora da maneira que apareceu a Santa Catarina Labouré.

IMG_1419

__________________

COLABOROU: Eliane Vilela Antunes

REFERÊNCIAS:

Colégio Imaculada Conceição

Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo

– Dornelles Facó, Anne (coord.), Guia das Igrejas Históricas da Cidade do Rio de Janeiro, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Especial de Projetos Especiais, 1997

 

 

 

2 comentários sobre “Basílica da Imaculada Conceição – Rio de Janeiro – RJ

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s