Basílica da Imaculada Conceição – Rio de Janeiro – RJ

A Companhia das Filhas da Caridade foi fundada em Paris em 1633, por São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac, para servir os pobres e pessoas desfavorecidas.

No Brasil, elas fundaram o Colégio da Imaculada Conceição, em 08 de dezembro de 1854, a pedido do Imperador D. Pedro II, que tinha o objetivo de educar na própria terra, as meninas e as jovens da sociedade brasileira, que na época necessitavam emigrar para a Europa caso quisessem receber uma educação melhor.

Assim, em 1854, onze Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, a maioria delas proveniente da França, inauguraram as atividades escolares, primeiramente na Rua do Livramento, e depois na Praia de Botafogo, onde permanece até hoje.

O colégio nasceu e cresceu sob a devoção à Imaculada Conceição de Maria.

A Igreja da Imaculada Conceição, construída para ser capela do colégio, teve sua pedra fundamental lançada em 1886, por iniciativa da irmã francesa Ana Maria Saugère. Mas o projeto já havia sido idealizado quase vinte anos antes pelo Padre Júlio Clavelin, sacerdote da Congregação da Missão (ordem também fundada por São Vicente de Paulo). O Pe. Clavelin é conhecido por ter difundido o estilo neogótico no Brasil, e também foi o responsável pelo projeto da igreja do Colégio do Caraça, em Minas Gerais.

No caso do Rio, a igreja foi construída voltada para a Praia de Botafogo, emoldurada pelo Corcovado.

IMG_1430

Abaixo, frontispício com pináculos de inspiração gótica, com destaque para a imagem do Sagrado Coração de Jesus. Ao fundo, o Cristo Redentor.

IMG_1428

Na entrada da igreja há dois anjos tocheiros, que foram trazidos da França e são obra do escultor Brunet.

Foto: Eliane Vilela Antunes

Foto: Eliane Vilela Antunes

Abaixo, a nave central da igreja, cujo teto possui dezenas de ogivas, sustentadas por diversas colunas de mármore rosa.

IMG_1391

IMG_1400

IMG_1318

A igreja também possui trinta e dois belos vitrais que retratam cenas dos Evangelhos.

Logo após a entrada, há um paravento decorado por vitrais executados por Gastão Formenti (1894-1974), pintor, desenhista, mosaicista e cantor. Filho do artista italiano Cesare Formenti (1874-1944), dividiu com o pai uma oficina de vitrais, a partir de 1918 no Rio de Janeiro, e seus trabalhos estão disseminados em diversos edifícios públicos e religiosos.

Já o conjunto de vitrais que ornamentam a nave e a capela-mor vieram da França, e foram confeccionados pelo especialista Lucien Bégule (1848-1935), que tinha seu atelier na cidade de Lyon.

IMG_1

Abaixo, vitral representando a aparição de Nossa Senhora a Santa Catarina Labouré – freira que também pertencia à mesma ordem religiosa (Filhas da Caridade). Na época em que essa igreja começou a ser construída, haviam transcorrido apenas dez anos do falecimento de Santa Catarina Labouré, e sua beatificação ocorreria somente quatro décadas depois. Algumas das freiras da época haviam conhecido a ela pessoalmente.

IMG_1390

IMG_1416

Acima, parte das colunas do coro da igreja, e abaixo, uma das capelas laterais, dedicada a São José.

IMG_1316

No ano de 1960, essa igreja foi transformada em sede de uma paróquia, e posteriormente foi elevada à condição de Basílica Menor.

Recentemente, foram transladados para essa basílica os restos mortais da pequena Odette Vidal de Oliveira, mais conhecida como ‘Odettinha, que frequentava essa igreja, e que encontra-se em vias de ser beatificada.

odetinha_17012013200338

IMG_1421

E finalmente, a capela-mor, cujo altar abriga uma imagem representando Nossa Senhora da maneira que apareceu a Santa Catarina Labouré.

IMG_1419

__________________

COLABOROU: Eliane Vilela Antunes

REFERÊNCIAS:

Colégio Imaculada Conceição

Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo

– Dornelles Facó, Anne (coord.), Guia das Igrejas Históricas da Cidade do Rio de Janeiro, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Especial de Projetos Especiais, 1997

 

 

 

Um comentário sobre “Basílica da Imaculada Conceição – Rio de Janeiro – RJ

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s