Matriz do Sagrado Coração de Jesus – Antônio Prado, Rio Grande do Sul

A cidade de Antônio Prado, situada na região da Serra Gaúcha, surgiu no contexto da imigração italiana, tendo sido oficialmente fundada como ‘colônia’ em maio de 1886 – foi a sexta e última das colônias instituídas na época do Brasil Império. Na época, foram abertas estradas, demarcadas terras e implantados sistemas de transporte para acolhimento dos colonos. O nome “Antônio Prado” foi dado em homenagem a Antônio da Silva Prado, fazendeiro paulista que era Ministro da Agricultura da época, e que foi o responsável por instalar núcleos coloniais no Rio Grande do Sul.

A primeira igreja da colônia foi construída em 1888 e era de madeira, tendo como padroeira Nossa Senhora do Rosário. Em 1891, iniciou-se a construção de uma nova igreja de alvenaria, em estilo neorenascentista italiano, que foi consagrada ao Sagrado Coração de Jesus, invocação que era muito difundida entre os imigrantes. Da Itália vieram três sinos, tendo sido erigido um campanário de madeira para abrigá-los.

IMG_3036

IMG_2936

IMG_2982

Em 1899 a igreja passou por uma reforma e embelezamento – nessa época, foram acrescentados o púlpito e novos altares, feitos pelo imigrante italiano Antonio Busetto, também em estilo neorenascentista.

IMG_2970

IMG_2955

IMG_2950

Em tempos mais recentes – por volta de 1950 – o também imigrante italiano Emilio Benvenuto Zanon finalizou a decoração interna, revestindo a igreja com pinturas que retratam diversos simbolismos da fé católica.

IMG_2976

IMG_2965

IMG_2935

____________________

REFERÊNCIAS:

– Paróquia do Sagrado Coração de Jesus – Antônio Prado

Prefeitura de Antônio Prado

 

 


 

Um comentário sobre “Matriz do Sagrado Coração de Jesus – Antônio Prado, Rio Grande do Sul

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s