Igreja de Santo Antônio da Barra – Salvador, Bahia

Essa igreja pertence ao grupo das construções mais antigas de Salvador, e as notícias de sua fundação indicam que teria sido erigida entre os anos de 1595 e 1600.

Trata-se de uma construção dedicada a Santo Antônio de Lisboa, o célebre frade franciscano de origem portuguesa, também conhecido como Santo Antônio “de Pádua”. Edificada sobre um outeiro na entrada na Baía de Todos os Santos, em local próximo ao forte da Barra (também dedicado ao mesmo padroeiro), constitui sem dúvida um conjunto paisagístico de rara beleza.

Não há muitas informações sobre a história de sua construção. German Bazin – conhecido historiador francês que estudou amplamente as igrejas barrocas brasileiras – aponta a semelhança do traçado dessa igreja com outras existentes no Recôncavo Baiano, dentre estas, a Matriz de São Bartolomeu em Maragogipe, já mostrada neste site. Dentre essas semelhanças, estão o formato das torres e a configuração do corpo da igreja, que é mais largo e engloba os corredores e tribunas.

IMG_4674

O interior da igreja possui altares simples, que, pela tendência ao estilo neoclássico, provavelmente foram acrescentados em fins do século XVIII ou início do século XIX. Uma singularidade a se notar neste templo é a abóboda da capela-mor, que é inteiramente feita de alvenaria – e não de forro em madeira, como de costume nas outras construções do mesmo período. Apesar da simplicidade dos retábulos, o destaque fica para o forro da igreja, que possui um belíssimo trabalho em pintura, tendo como tema central o padroeiro da igreja, Santo Antônio.

Atualmente, os padres jesuítas conduzem os ofícios religiosos e demais atividades realizadas nessa igreja.

IMG_4671

IMG_4668

________________________________________________

REFERÊNCIAS

– Bazin, German. L’Arquitecture Religieuse Baroque au Brésil, Tome II, Paris: Librairie Plon, 1958

– Igreja de Santo Antônio da Barra – Site Oficial

 

 

 

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s