Matriz de Nossa Senhora da Conceição – Prados, Minas Gerais

A freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Prados surgiu no arraial do mesmo nome, que havia sido fundado por volta de 1704 por dois irmãos bandeirantes, Manoel e Félix Mendes do Prado. Na época, o local era pertencente à Vila de São José do Rio das Mortes (atual Tiradentes). Prados foi uma das primeiras freguesias que surgiram em Minas Gerais, havendo registro de sua existência já no ano de 1715.

A matriz de Nossa Senhora da Conceição teve a construção iniciada na mesma época, por iniciativa da Irmandade do Santíssimo Sacramento, mas só foi terminada depois de 1770.

Esse templo possui duas torres ornadas de colunas e cunhais em pedra, e uma grande portada em pedra de cantaria, seguindo um modelo bastante raro em Minas Gerais. Essa obra foi feita pelos artífices Agostinho José Dias e João Moreira.

O interior possui um altar-mor em estilo rococó, e mais seis altares laterais, também seguindo a mesma escola. O forro possui pinturas representando os Evangelistas e os Doutores da Igreja. Em todo o interior há uma equilibrada harmonia de cores e formas, que criam um ambiente agradável e recolhido.

Apesar de sua beleza e antiguidade, essa igreja é pouco citada por pesquisadores, e o próprio IPHAN somente a tombou como patrimônio no ano de 1995 – mais de meio século depois do início da catalogação das construções históricas brasileiras.

Atualmente, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Prados faz parte da Diocese de São João del Rei.

 

IMG_0741_2IMG_0785_2IMG_0674_2IMG_0665_2IMG_0689_2

 

 ______________________

REFERÊNCIAS:

Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Prados

 

aIMG_00308

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s