Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores – Rio de Janeiro – RJ

No ano de 1747, os comerciantes do entorno da antiga rua da Cruz (atual Rua do Ouvidor) se reuniram para formar uma confraria, bem como para construir uma igreja em honra a Nossa Senhora da Lapa. No ano de 1755 já estava terminada a obra, que, com o passar dos anos, ficou conhecida como igreja de Nossa Senhora da Lapa “dos Mercadores”.

É uma igreja de pequenas dimensões, porém feita com muito esmero e dedicação. No século XIX,  passou por uma remodelação completa, seguindo o estilo híbrido luso-italiano (à maneira de outras igrejas cariocas, como a da Candelária). A talha da igreja é de autoria de Antônio do Pádua e Castro, o mesmo que fez a decoração interna na igreja do Carmo. No seu interior, a nave é em formato circular, com teto abobadado (que lembra igrejas barrocas italianas), e a capela-mor, por sua vez, segue o estilo tradicional português.

Conta-se que, durante a Revolta da Armada, ocorrida em 1893 (após a Proclamação da República), algumas escaramuças ocorreram em vários locais e fortalezas próximas à orla do Rio de Janeiro. Certo dia, uma bala de canhão, disparada de um encouraçado, voou em direção à igreja, mas apenas quebrou alguns dedos de uma das estátuas que ornamentam o exterior do templo. Esse fato foi entendido como um milagre, e a bala continua guardada até hoje nas dependências da igreja.

IMG_1073

IMG_1090

 

IMG_1082

IMG_1046

IMG_1050

IMG_1063

IMG_1062

IMG_1051

IMG_1067

IMG_1058

 

___________________________________

REFERÊNCIAS:

– Bazin, German, L’Arquitecture Religieuse Baroque au Brésil, Tome II, Paris: Librairie Plon, 1958

– Carvalho, Benjamim de A., Igrejas Barrocas do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S.A., 1961

-Dornelles Facó, Anne (coord.), Guia das Igrejas Históricas da Cidade do Rio de Janeiro, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Especial de Projetos Especiais, 1997

– www.riodejaneiroaqui.com

 

 

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s