Matriz de Santa Rita de Cássia – Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo

Em meados do século XIX, o interior do estado de São Paulo vivia uma fase de grande desenvolvimento, impelido pelas interiorização das lavouras de café. No ano de 1859, na região do distrito de São Simão (próximo a Pirassununga), uma senhora da sociedade, Dona Rita de Cássia Vilela, doou terras para que fosse construída uma capela em homenagem a Santa Rita de Cássia, mística italiana do século XIV, que tinha como padroeira. O local cedido ficava perto de um córrego chamado “Passa Quatro”.

No ano seguinte a capela começou a ser construída, e foi oficialmente consagrada em 1862. Como a igreja passou a receber diversos ofícios religiosos, não tardou a atrair moradores para o entorno, fazendo com que logo surgisse uma vila, que passou a ser chamada “Santa Rita do Passa Quatro”.

Ainda no ciclo do café, o local se desenvolveu rapidamente, pois, além das plantações do entorno, também houve a chegada de numerosos imigrantes italianos. Ademais, foi construída uma ferrovia, que facilitou a interligação com outros locais, inclusive com a capital São Paulo.

A capela de Santa Rita foi filiada à Matriz de São Simão até a data de 22 de Dezembro de 1862, quando foi desmembrada e declarada independente (matriz).

Na segunda década do século XX, no apogeu da produção cafeeira, a população da cidade promoveu uma grande reconstrução da igreja, que passou a ter estilo neogótico de inspiração italiana (essa vertente do estilo gótico se caracteriza pelo acréscimo de afrescos e gravuras em meio às paredes e ogivas).

No interior da igreja, destaca-se a exuberante pintura das abóbadas, que foi feita com grande esmero pelo artista ítalo-brasileiro Nicolau José Biagimi.

 

IMG_2216

IMG_2141 ass

IMG_2136 ass

 

IMG_2158 ass

IMG_2181

IMG_2132 ass

Coro da igreja, com uma grande pintura representando Santa Rita de Cássia na glória celeste

 

IMG_2194 ass

Capela do Santíssimo Sacramento

 

IMG_2204 ass

IMG_2199 ass

 

____________________________________

REFERÊNCIAS:

Paróquia de Santa Rita de Cássia

Um comentário sobre “Matriz de Santa Rita de Cássia – Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s