Catedral de Santa Teresa – Caxias do Sul, Rio Grande do Sul

No século XIX, quando os primeiros imigrantes italianos chegaram na região da Serra Gaúcha, uma das primeiras medidas adotadas foi a improvisação de uma capela onde pudessem se reunir e rezar. A padroeira escolhida foi Santa Teresa D`Ávila, carmelita e mística espanhola do século XVI. Provavelmente, a protetora também foi escolhida por ter o mesmo nome da Imperatriz do Brasil, Dona Teresa Cristina, esposa de Dom Pedro II, a quem os imigrantes quiseram homenagear em gratidão pelas terras recebidas.

Ao longo dos anos, a capela principal foi sendo transferida sucessivamente de local, até que se decidisse construir a igreja atual, cuja pedra fundamental foi abençoada em 1895. Os trabalhos de construção transcorreram rapidamente, e apenas quatro anos depois, no dia 14 de outubro de 1899, foi inaugurado o templo.

A igreja teve seu projeto baseado em igrejas góticas do norte da Itália, que possuem como característica principal a união da geometria com a colorização dos afrescos.

IMG_3482

IMG_2900No caso da matriz de Caxias do Sul, a influência italiana também se refletiu nas imagens de santos venerados em seu interior: São Francisco de Assis, Santo Antônio de Pádua, Santo Anselmo de Gênova, Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, Santa Inês de Roma, e Maria Bambina – devoção trazida de Milão. Além dessas, não faltam também as imagens do patriarca São José, de Nossa Senhora da Glória e, principalmente, de Jesus Crucificado. Mais tarde foi introduzida a imagem da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Os altares alternam estilo clássico com o gótico.

Vale destacar o cuidadoso trabalho de talha do altar mor, que forma um dos conjuntos góticos mais bonitos do Brasil.

Anos depois, em 1934, foi criada a Diocese de Caxias do Sul e a matriz foi elevada à condição de catedral.

No ano de 2001, com o objetivo de garantir o silêncio e a reserva necessária para quem chega ao templo para rezar, foi inaugurada uma capela para o Santíssimo Sacramento, guarnecida com um grande sacrário inteiramente gótico.

É assim, inserida há mais de um século no coração de Caxias do Sul, que essa igreja permanece como testemunha da fé dos primeiros colonos da região.

IMG_2870

IMG_2861Acima, crucifixo na nave lateral. Abaixo, altar lateral de Nossa Senhora do Carmo.

IMG_2856

IMG_2847

IMG_2799

IMG_2811

IMG_2789

IMG_2831

 

 

 

 ______________________________________

 

 

Site da catedral: www.catedraldecaxias.org.br

 

 

aIMG_00308

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s