Catedral de São João Batista – Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul

A catedral de Santa Cruz do Sul faz parte do conjunto de igrejas ‘neogóticas’ que passaram a ser construídas no Brasil a partir da segunda metade do século XIX, por influência do Romantismo, movimento cultural que promoveu uma nostalgia em relação à época medieval. Assim, várias igrejas foram edificadas no estilo ‘gótico’, surgido na França durante o século XII, e que se propagou por toda a Europa, adquirindo diferentes características de acordo com as tendências artísticas do povo de cada país ou região.

A catedral em construção, vendo-se também a antiga matriz da cidade.

A catedral em construção, vendo-se também a antiga matriz da cidade.

No início do século XX, o povo da cidade de Santa Cruz do Sul (região central do estado), formado a partir de imigrantes alemães, empreendeu a construção daquela que seria uma das maiores igrejas neogóticas da América do Sul.

A edificação, iniciada em 1928, teve como projetista o arquiteto Simão Gramlich, que baseou-se em igrejas góticas alemãs. Um característica dessa vertente do gótico pode ser vista nas abóbodas do teto, cujas nervuras formam desenhos estrelados, presentes, por exemplo, na Unserer Lieben Frau Maria Himmelfahrt (igreja nossa senhora da Assunção em Schwaz).

As obras foram conduzidas pelo engenheiro Ernesto Matheis, e, oito anos depois de iniciada, a igreja foi entregue ao culto público. Porém, com o advento da Segunda Guerra Mundial, as obras andaram mais lentas, e o templo só seria finalizado em 1977 com a construção das duas torres, que possuem cada uma 82 metros de altura. Há na catedral quatro sinos que vieram da Alemanha.

Em 1959, a região foi desmembrada da Diocese de Porto Alegre, e a igreja passou a ter o status de catedral, sendo a sede do episcopado.

Não é ainda uma igreja centenária – como a maioria das que aqui são mostradas – mas, por sua religiosidade, beleza e representatividade, merece estar estampada nesse rol de patrimônio espiritual do Brasil.

A catedral é dedicada a São João Batista, primo de Jesus, aquele que preparou os caminhos deste perante Israel e batizou-o no rio Jordão.

IMG_0363 IMG_0365 IMG_0472

IMG_3596

IMG_0453 IMG_0414 IMG_0449 IMG_0423 IMG_0410IMG_0434

IMG_7412

IMG_7374

 

IMG_7405 2

___________________________________

REFERÊNCIAS:

Diocese de Santa Cruz do Sul

 

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s